PARA VIDEOCURSO SOBRE FINANÇAS GRÁTIS CLIQUE AQUI

PARA VIDEOCURSO SOBRE FINANÇAS GRÁTIS CLIQUE AQUI
PARA VIDEOCURSO SOBRE FINANÇAS GRÁTIS CLICA NO CARTÃO ACIMA

domingo, 5 de março de 2023

Como identificar se está com narcisistas ou tem atitudes narcisistas

 


Como eu já tive muitos relacionamentos com narcisistas, inclusive familiares, as pessoas costumam me perguntar bastante sobre o assunto, sendo ou não meus clientes.

Então resolvi esclarecer alguns pontos importantes sobre o assunto.

O que rege os narcisistas é o controle da atenção e da energia dos outros sobre si, o que é feito de maneira extremamente tóxica e planejada inescrupulosamente. Não faço este tipo de comentário somente para você ter pena ou aversão a eles, mas porque é necessário entender o mecanismo fundamental desse tipo de personalidade, para poder perceber como tudo funciona a partir de tal condição.

Para terem tal controle, culpam, adoecem, gritam, são exigentes e perfeccionistas, impõem medo e terror, mentem, dissimulam, criam armadilhas e conhecem as pessoas através da observação nociva dos defeitos de outros, para tomada de decisões única e exclusivamente a seu favor, onde todas essas práticas são muito sutis e premeditadas para resultados.

Eles vivem sobre a ilusão constante de descontrole e falta de suprimento e acreditam que tudo isso tem a obrigação de vir através de outras pessoas.

É importante lembrar que o narcisismo é um traço de personalidade que se encontra em um continuum, e todos nós podemos apresentar em algum grau. No entanto, se você se preocupa que possa ter traços narcisistas, aqui estão alguns sinais que podem ajudar a identificá-los:

  1. Necessidade constante de admiração e reconhecimento dos outros.

  2. Excesso de autoestima e senso de superioridade em relação aos outros.

  3. Dificuldade em reconhecer e valorizar os sentimentos dos outros.

  4. Falta de empatia e capacidade de se colocar no lugar dos outros.

  5. Tendência a explorar ou tirar vantagem dos outros para benefício próprio.

  6. Busca incessante por status, poder e sucesso.

  7. Sentimento de inveja e competição com os outros.

  8. Tendência a se comportar de forma grandiosa e arrogante.

    Se você se identifica com alguns desses sinais e atitudes que estão escondidas por detrás das suas atitudes, é importante lembrar que buscar ajuda profissional pode ser uma boa ideia para desenvolver estratégias de lidar com esses traços e buscar um relacionamento mais saudável com você mesmo e com os outros.

O mais importante sobre o assunto é que todas essas atitudes são deturpações no uso das ferramentas que todos recebem no nascimento e quando temos medo delas ou evitamos usar, estamos evitando também o acesso aos bons resultados que a vida pode nos dar e que temos direito nato.

Algumas ferramentas mal usadas por narcisistas, que acabamos rejeitando para não parecermos iguais a essas pessoas, e assim deixamos de acessar seus benefícios:

1- culpa no lugar da responsabilidade;

2- o controle nocivo ao invés da gestão;

3- a sedução tóxica no lugar do encantamento;

4- a emoção no lugar do sentimento;

5- a falta do sentir-se realmente conectado com o todo;

6- a astúcia tóxica no lugar da intuição;

7- o poder da observação;

8- como não se sente não sente outros, a vida, nem as oportunidades

9- mostra defeitos, nunca as qualidades.


Tem muitas outras ferramentas natas para seu uso e você já conhece as suas? Já as usa com maestria, para si e outros? Responda aqui!