PARA VIDEOCURSO SOBRE FINANÇAS GRÁTIS CLIQUE AQUI

PARA VIDEOCURSO SOBRE FINANÇAS GRÁTIS CLIQUE AQUI
PARA VIDEOCURSO SOBRE FINANÇAS GRÁTIS CLICA NO CARTÃO ACIMA

terça-feira, 28 de abril de 2020

Identifique se está sendo falso otimista em tempos de qualquer crise



O falso otimista também é um irrealista, está vivendo uma ilusão
Quando se fala em positividade, nas estatísiticas clínicas, é constatado que as pessoas mais positivas perante os fatos tem uma recuperação mais rápida e inclusive curas inesperadas.
Mas quero contar aqui o que é a falsa positividade e como não percebê-la pode estar retardando seus resultados até nas finanças.
Vou contar aqui a história de uma estudante minha muito simpática que sempre me traz tampinhas e esponjas, sabendo dos meus projetos paralelos para reduzir a poluição e auxílio a ongs da cidade.
Nas turmas do noturno, os estudantes matriculados são todos maiores de idade e já possuem o ensino médio completo,onde a maioria trabalha e estuda, e vem em busca de uma nova oportunidade  de trabalho através de um curso técnico que oficialmente é rápido, pois é planejado para ter sua conclusão em 4 semestres. Mas não é o que está acontecendo com essa discente, ela está matriculada pela terceira vez na disciplina de química inorgânica, bem como em quase todas as disciplinas do primeiro semestre, como raras exceções, apesar do seu grande otimismo, sempre dizendo toda encantada que vai conseguir, apesar de suas notas tremendamente abaixo da média, tentando até se empolgar dizendo que só não conseguiu passar em 80 % das matérias integrantes do primeiro semestre, como se ainda vivesse a ilusão de que vai passar sem sistematizar o estudo. Vem sempre com atitudes otimistas depois de notas ruins, programa vinda para atendimentos, onde no primeiro semestre não vinha, sempre com uma desculpa pelo trabalho que se extendia até mais tarde, mas comecei a notar que toda a semana tinha alguma desculpa para não vir .Rodou em quase tudo no primeiro semestre, e no seguinte, começou a procurar novo emprego onde pudesse estudar e trabalhar , o que a insentivei a fazer, mas parecia que sempre tinha algo que não conseguia concretizar tal etapa e quando conseguiu , ficou menos tempo que outros colegas em tal trabalho, em uma atividade de safra de 3 meses, ficando somente 1 mês. Desapareceu por alguns dia, acredito que sentida pelo impacto de perder novamente o emprego e quando retornou continuava otimista mas seus cadernos sempre vazios,dizendo que agora sim estava vindo aos atendimentos de monitoria. Eu sempre dizendo para ela que somente esquematizar exercícios com as dificuldades que ela tem não geram aprendizagem, que precisava fazer exercícios completos para criar seus próprios músculos cerebrais, ela parecia sempre muito otimista e rodou novamente. No terceiro semestre, ficou centrada na frente, vindo a algumas aulas , outras faltando, criticando os colegas que não estudam como ela, e eu já tendo há avisado que seu método de estudo não estava apropriado para o que precisava. Então com a pandemia perdi o contado com tal estudante, que já repete pela terceira vez um conteúdo que para o ensino técnico é somente matéria de revisão, mas que se não for aprovada não concluirá o curso, mas estou usando esse exemplo para contar como ser um falso otimista.
Ainda me lembro de uma estudante que hoje é concursada na UNIPAMPA Bagé na área de laboratórios. Ela era o posto do otimismo, radicamente negativa, dizendo que não ia passar em nada, pois tinha tido uma base muito fraca no ensino médio. Depois de sua primeira avaliação em química inorgânica, chamei para conversar, pois pude constatar que não era só pessimismo era também falta de sistematização de estudo. Disse que precisava se organizar para tal, fazer as listas de exercícios, vir tirar dúvidas. Para minha surpresa começou a vir nos atendimentos, a ter dúvidas de principiante, mas eu dava mesmo assim todo o apoio que havia me comprometido a dar. Era a que mais vinha para tirar dúvidas, inclusive no horário do intervalo e no final do turno de sua inscrição da tarde. Resultado, na segunda avaliação já se saiu melhor e aplicou o mesmo sistema para outras matérias, pois viu que o que faltava era a sistematização do estudo, perceber as dificuldades é importante para tomar atitudes mais assertivas perante a vida. No final do semestre a chamei para conversar novamente, já aprovada que estava, para lhe dizer que essa atitude de de organizar, sistematizar e partir para a ação que poderia levar para toda a vida.
O primeiro exemplo mostra que otimismo sem planejamento e ação, mantém as pessoas com os mesmos resultados, o segundo exemplo, foi mais para pé no chão, que pessimista, pois foi só eu mostrar uma estratégia de sucesso que fez com que a estudante tivesse seus resultados transformados, se formando no tempo mínimo, onde pode além de estagiar em empresa importante na cidade, também levou a atitude de planejamento com ação para a vida e sua profissão.

EFT para coisas que estão na minha frente mas não estou vendo minha falta de atitude
Hoje estou aqui tentando ser otimista
Uma pessoa positiva
Uma pessoa que colabora pelo progresso do mundo em direção ao seu melhor
Mas sem panejamento e atitude de ação
Fica difícil ter o que apreciar e ajustar
Sei o quanto é importante acreditar em mim
Mas isso não é o suficiente
Procuro o meu melhor
Ver o melhor nos outros
Mas isso também não é o suficiente
Preciso me perguntar o que posso fazer que está ao meu alcance agora
Preciso então estruturar um plano de ação
E aplicar um passo por ver ajustando os planos no caminho
Para novos resultados
Desistir de mim é a única coisa que não posso fazer
Mas acreditar que só em ser positivo tudo vai mudar
Estaria me iludindo já que o mundo é material
E precisa de ações materiais para resultados
Me abro então para dicas que a vida possa me dar
Que eu compreenda essas idéias
Que me planeje para resultados que confirmem também que é bom me dar uma chance
E confiar em mim
Que posso através do meu corpo material
Materializar experiências que me tragam o verdadeiro sentido da realização
Meu primeiro passo então é me perceber se estou em ação
A falta de ação também é uma forma de ação
A falta de planos também já são planos
Mas são esses resultados que quero da vida?
Acredito que todos queremos muito mais
Eu aceito ser o protagonista da minha própria história
Sendo aquele que aceita a dor como sinal
Mas não para por aí
Planeja não só para não sentir dor
Mas pelo prazer de planejar e realizar
E colher os frutos nessa sequência
Eu aceito que viver não é só existir
E sim agir em direção ao nosso melhor
Percebendo,
planejando,
executando,
reescalonando e assim adaptando ações para novos resultados



Te inscreve na semana gratuita de prosperidade , evento pelo whatsapp que ocorre somente entre os dias 30/4 e 6/5