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domingo, 6 de outubro de 2013

Consciência não é tudo para a aprendizagem!




Vou escrever hoje sobre um assunto polêmico que é a consciência, para o que ela serve, como identificá-la e como usá-la para aproveitar melhor sua jornada na vida.

A consciência como já diz a palavra é estar ciente, é saber junto. Essa condição serve para que possamos desenvolver e usar uma de nossas características que é a aceitação e assim deixando de brigar com os eventos para que possamos fazer perguntas de valor a que segue: como posso viver com meus dons sendo trocados e ampliados com o mundo que me cerca?

E como gosto de exemplificar, eu estava semana passada em um conselho de classe onde todos os professores falaram de como os alunos não respeitavam o espaço uns dos outros em sala-de-aula, conversando mesmo durante aplicação de provas.

E para minha surpresa quando um dos representantes de turma veio ao encontro de tal conselho, disse que a turma realmente não respeitava o espaço uns dos outros, conversando todo o tempo, mesmo quando os colegas e professores solicitavam a atenção para máximos resultados. Tal representante estava totalmente consciente de como aquele problema limitava a aprendizagem de todos, dificultava o desenvolvimento das aulas e criava um clima que dividia a turma e esse já era seu segundo semestre como grupo na escola onde atuo como professora.

Então para mim ficou evidente que ter  consciência não é tudo para mudar o rumo na vida de uma pessoa. Ter consciência faz com que as pessoas saibam exatamente onde estão, como estão se tratando e aos que lhe rodeiam, mas são requeridos outros passos após tal constatação.

O que faz com que as pessoas tomem alguma medida normalmente é quando elas não aguentam mais os resultados obtidos e vejo nessa turma sua divisão e falta de colaboração como forma de medida para evitar a fadiga no convívio com os colegas. Mas deixar chegar no nível da irritação extrema é só desperdício de energia e tempo perdido, pois uma conversa sobre o assunto normalmente melhora a convivência por algum tempo mas ainda faltam algumas lacunas a serem preenchidas e por isso o problema normalmente retorna.

Claro que um professor não quer um aluno apático, sem vida ou mesmo obediente e silencioso ao extremo.

Para esse grupo eu vejo que a experiência desconfortável de convivência e desordem ainda não levou seus interesses para outros patamares reais de colaboração mútua e com isso outros níveis de relacionamento, já que assim é a vida, um processo inesgotável de trocas porque cada um tem seus dons, ficando constatado que trocar é preciso para um melhor e mais produtivo viver.

Eu tive já uma outra turma que estava muito agitada com a questão das dificuldades de relacionamento e uso do espaço alheio e apliquei EFT para todos e tudo se acalmou na minha sala-de-aula bem como com outras disciplinas, pois a razão que os deixava assim agitados era o fato de ter muito para estudar e pouco tempo para tudo, mostrando o fato da sobrecarga que eles sentiam com tantas provas e avaliações de todos os tipos em tão curto espaço de tempo e como isso lhes parecia injusto.

Uma coisa é certa: não vai existir nenhum método que melhore a aprendizagem sem que seja aliado a algum tempo para dedicação para o desenvolvimento da aprendizagem individual, mas sem o foco voltado integralmente para os estudos, com as forças divididas entre o estudo e o estresse seja de qualquer ordem, fica muito mais difícil obter resultados consistentes na aprendizagem.

Variadas são as forma de estresse que dividem as forças dos alunos que posso citar as mais frequentes:

1-      Falta de interesse no assunto;

2-      Nível de dificuldade enfrentado pelo aluno;

3-     Dificuldades de relacionamentos de todos os níveis, sejam na escola ou nos ambientes familiar e social;

4-      Sobrecarga nos estudos;

5-      Baixa autoestima;

6-      Falta de método para estudar;

7-      Traumas sofridos na aprendizagem;

8-      Diagnósticos médicos sobre aprendizagem;

9-      Auto sabotagem;

10-  Escolha dos cursos pelo interesse dos pais e não do estudante em questão;
11-   Crenças sobre que aprender é chato e toma tempo para fazer outras coisas mais interessantes.


Por isso que montei o audiocurso EFT Para os Estudos que você pode ver em mais detalhes com todos seus bônus clicandoaqui.

Para quem serve esse tipo de audiocurso?
1- Para quem quer passar em concursos;
2- Para quem quer ter mais foco nos estudos;
3- Para pais de estudantes que queiram ajudar seus filhos a ter uma aprendizagem com o mínimo de esforço;
4- Para ter maior prazer e rendimento em estudar;
5- Para reduzir a reprovação;
6- Para professores que querem ajudar seus estudantes a sentirem um maior prazer em aprender e a terem um maior rendimento escolar.

Ouça minha entrevista prestada a uma estudante sobre o estresse e os estudos clicando aqui.

Rico dia para você e que seu mundo possa ser mais produtivo e rico em aprendizagem e trocas com tudo o que te cerca!