
Os votos de lealdade a tribo ou a família estão em todas as áreas da vida de uma pessoa. Eu já escrevi sobre o significado desses votos quando falei sobre o que são votos a alguns meses atrás. Indicam que a pessoa, de alguma forma, é grata pelos que a cuidam no início de suas vidas em qualquer área.
Ser grato é algo importante, pois cria bem-estar agora e gera energia para atrair o melhor na vida das pessoas, mas existe uma sutil diferença entre gratidão e dar seu poder para o outro se sacrificando, colocando ou outro em primeiro lugar.
É saudável ser grato, mas não por obrigação em retribuir pretensos sacrifícios feitos por outros em nosso favor.
Muitas vezes, nos sentimos na obrigação em retribuir por vários motivos:
- por culpa por algo que acreditamos ter feito contra outros de forma consciente ou inconsciente;
- para aliviar o que consideramos fardo para quem queremos bem;
- para agirmos como pessoas consideradas com atitudes dentro de padrões mentais do que é certo ser assim;
- para sermos reconhecidos pelos outros;
- para recebermos atenção de outras pessoas;
- para podermos ter as relações interpessoais sob nosso controle.
Toda vez que atendo alguém que tem dúvida sobre fazer algo ou não, eu sempre para a mesma a seguinte pergunta: você realmente se sente bem fazendo o que quer fazer?
Se a resposta do cliente negativa, então recomendo que a pessoa faça EFT para gerenciar o conflito que habita dentro dela e por isso essa batalha interior entre o que pensa que é certo e o que sente que é adequado fazer, pois todo esse exercício entre o sentir e o pensar acaba atuando como dreno energético, reduzindo a energia disponível para criação e atuação humana no mundo em que se vive.
O que recomendo é que a pessoa se pergunte se está sendo grato pelo prazer de assim ser e preste atenção como reage e que pensamentos vêm em resposta a esse questionamento.
Ter a consciência de suas escolhas em ações faz com que cada um possa decidir o que vai fazer para ter resultados diferentes se desejar outros resultados em sua vida.
Desejo a todos bons momentos de percepção de si mesmos!