PARA VIDEOCURSO SOBRE FINANÇAS GRÁTIS CLIQUE AQUI

PARA VIDEOCURSO SOBRE FINANÇAS GRÁTIS CLIQUE AQUI
PARA VIDEOCURSO SOBRE FINANÇAS GRÁTIS CLICA NO CARTÃO ACIMA

segunda-feira, 18 de junho de 2012

UM POUCO MAIS SOBRE AS EMOÇÕES QUE BLOQUEIAM O RENDIMENTO ESCOLAR



Talvez alguns já saibam que sou professora de um curso técnico e por isso alguns atendimentos com EFT que realizo são relacionados aos estudos.
Há algum tempo atrás, veio para um atendimento uma doutoranda descrevendo que a vida acadêmica encontrava-se amarrada, pois não tinha como ela fazer mais do que já fazia.
Então comecei a investigar o que a sobrecarregava e fizemos rodadas de EFT para isso, usando a técnica de visualizar-se no meio do turbilhão que é o dia-a-dia. Pedia para que descrevesse como era essa amarração que ela tinha também, tudo em detalhes.
No final da primeira rodada pelos pontos, já se sentia mais tranqüila e acreditando que tudo poderia se organizar melhor.
Continuamos então trabalhando com riqueza de detalhes nas amarras que ela tinha ao redor do corpo e como ela se sentia com tudo isso impedindo ela de encerrar a etapa acadêmica, usando os pontos da EFT com o que ela sentia com tudo isso.
No final da terceira rodada ela visualizou que as amarras estavam soltas completamente e ela se sentia livre para andar, mas não andava. Perguntei como ela se sentia com tal situação e se existia alguém que a olhava. Não obtive nenhum retorno com essa pergunta, então me veio a idéia de procurar uma pessoa que ela se espelhava nos estudos e ela me respondeu que era uma colega que ela devia o emprego e que acreditava ser o modelo nos estudos.
Fizemos rodadas levando em consideração que ela não se achava boa o suficiente para ter o doutorado, pois não era como a colega que considerava como referência e tudo o que ela devia para a mesma em função do emprego que ela possuía até hoje, ela tinha medo do fracasso e como isso poderia também repercutir nos ouvidos da colega que a havia ajudado tanto.
Zeramos com as rodadas de EFT essa sensação de dívida que a cliente acreditava que tinha com a colega de profissão e referência de comportamento educacional, com frases que a permitissem verbalizar que essa vergonha que poderia ser fracassar e não ser boa o suficiente para agradar e retribuir a colega tudo o que ela propiciou com a ajuda para conseguir o emprego.
Havia também o sentimento de comparação e a baixa auto-estima por não ser tão boa estudante como a colega considerada referência para si. Mais uma vez a EFT pode ajudar a eliminar esses tipos de desconfortos também.
No final a estudante já se sentia aliviada para seguir seu dia e animada para se concentrar em seus estudos.
Os padrões de referência são considerados importantes e verdadeiros por nós e por isso habitam nosso dia-a-dia como senso comparativo, mas comparar seres que são únicos só pode gerar desconforto indicando que tal crença no padrão já não serve mais para a etapa de vida.
Do ponto de vista estudantil, gastar energia se comparando com outros e querendo ser perfeito para receber aprovação, nos tira a possibilidade de termos nosso melhor nos estudos, pois a energia está em ser algo que não se é, deixando, assim, de sermos naturais para sermos usuários de máscaras comportamentais e tudo isso consome energia, tempo e, no futuro, pode ainda gerar arrependimentos por não haver feito o que deveria, que é outra forma de sabotagem pessoal que nos drena mais energia.
Abraços de luz a todos e boa EFT para você!