PARA VIDEOCURSO SOBRE FINANÇAS GRÁTIS CLIQUE AQUI

PARA VIDEOCURSO SOBRE FINANÇAS GRÁTIS CLIQUE AQUI
PARA VIDEOCURSO SOBRE FINANÇAS GRÁTIS CLICA NO CARTÃO ACIMA

domingo, 8 de maio de 2011

Como seria a vida sem controles?





Você já viu uma mulher usando uma burca? Somente seus olhos ficam de fora e o resto do corpo é todo tapado para evitar se mostrar para o mundo.
Já olhou suas fotos de 10 ou 20 anos atrás e ficou horrorizado com a moda daquela época? Você às vezes nem acredita como usou aquele cabelo ou mesmo aquela roupa que hoje considera esquisita e o que isso tem relação direta com os controles? Você acredita que costumes ou mesmo moda é uma forma de controle?
                A maioria das pessoas é como é, porque acredita que está agindo de forma adequada socialmente e até consigo mesmo. E na maioria das oficinas que faço a maioria das pessoas tem dificuldade em perceber como anda se tratando e como se sente com esse tratamento, pois o mais comum é não se perceber e sim o mundo ao redor e a primeira reação é não encontrar nenhuma sensação desconfortável, pois considera tão inapropriado ter aquele sentimento que o engaveta de tal maneira, primeiro passando pelo crivo do julgamento indo diretamente para a rejeição do assunto como algo a ser repudiado. Fugir de si mesmo não é a solução, pois a vida trará outros exercícios mais intensos para reestruturação mais cedo ou mais tarde, então por que deixar ter maiores sofrimentos sem necessidade, por que castigar mais e mais o corpo, a mente e sentir mais emoções intensas desconfortáveis?
Pois ai que está algo a ser apreciado mais de perto. Toda repúdia com desconforto corporal de alguma natureza, indica um bloqueio energético que com certeza está na hora de ser trabalhada se assim achar que é o momento. Por mais que o corpo envie sinais que tem algo errado na etapa de vida de cada um, todos nós temos a liberdade de escolher como vamos tratar o assunto em questão.
Imagine-se agora sem nenhuma forma de controle interna ou externa, que te impedisse de ser você, como você seria ou agiria? Você teria coragem de soltar o ser que mora dentro de você e que vive enjaulado ai porque você não considera adequado soltar?
O interessante aqui é prestarmos atenção no porque não seria adequado soltar esse ser que é você. Pergunte-se e deixe a resposta vir por si sem julgamentos e depois liste todas as razões pelas quais não se soltaria por completo. Essas razões se lhe gerarem alguma forma de desconforto são com certeza bloqueios energéticos que impedem todas as suas outras formas almejadas de realização.
Por que nos controlamos?
Existem vários motivos para que nos coloquemos controles, entre eles podemos apreciar os seguintes:
. não queremos que os outros nos vejam como somos, pois não nos consideramos adequados
. porque queremos atenção e carinho dos outros, os quais não nos damos
. porque não nos achamos adequados e queremos nos punir por isso
. por querermos punir outras pessoas
. para controlar a atenção dos outros sobre nós
. pois acreditamos que são os modelos corretos e adequados de comportamento importados da sociedade
Outras pessoas tentam nos colocam controles por esses motivos, mas também como forma de projeção de como andam se tratando ou foram tratados e absorveram esse tratamento do mundo, ou ainda como reação ao nosso próprio tratamento.
Existem muitos relacionamentos viciados nos caminhos de mão dupla quanto aos controles. Controlar fora o que não conseguem controlar dentro, e será que realmente precisamos controlar o que somos? Isso realmente realiza a alma que somos? Exigir de fora aquilo que não nos damos, claro que o que vai acontecer com os relacionamentos é que vão ficando enfermos e sem propósito de realização e compartilhamento entre almas e acabam se desfazendo com a mesma facilidade que se formaram, pois relacionar-se com o outro não está cumprindo seu propósito inicial que é de gerar maior intimidade consigo mesmo.
Mas se você notar que os relacionamentos estão ficando com um padrão de repetição desconfortável, dá uma olhada qual é esse padrão e aprecia como isso acontece dentro de você. Por exemplo, se você é traído de forma repetitiva, com certeza você está se traindo de alguma maneira se impedindo de ver como você anda se tratando. Se você perde sempre dinheiro em seus relacionamentos é porque talvez esteja se roubando a oportunidade de se dar um tratamento melhor. Vá em busca de respostas dentro de você, pois elas estão todas lá aguardando por você e tudo começa pela auto apreciação das reações corporais após cada pergunta sobre seu tratamento intimo consigo.
Os controles são positivos em algum aspecto?
Como diz Debbie Ford em algumas obras que tive a oportunidade de ler:
“toda característica que temos tem algum propósito de estar conosco ou então não estaria se perpetuando”.
Eu vejo claramente quais os motivos porque usamos controlar as coisas. No caso de chegar a tempo em uma atividade, controlamos e dividimos o tempo antes de tal evento para cumprimos com o objetivo que é chegar na hora do evento programado. Na execução de um bolo também precisamos controlar o tempo para que ele fique adequado para comer como desejamos. Controlamos despesas para não entrarmos “no vermelho”. Ter características não são para serem negadas e sim para serem adaptadas a nossas necessidades existenciais, mas como sei se estou usando meus controles de forma adequada para mim? Observe suas sensações corporais enquanto usa os controles e a resposta já está ali somente esperando a apreciação pessoal. Mas não adianta perguntar para os outros qual o sabor do sorvete, é necessário apreciar o sorvete para tirar as próprias conclusões... Boa degustação interior!!!!